Criar um Site Grátis Fantástico
Free Translation Widget

Rating: 2.6/5 (14 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



JGUUUU14:20:1124-03-2012

Nova camada...
Nova camada...
Nova camada...
Nova camada...

 



16-03-12

16-03-12


 


 


 


 


 


 


 

 

BREVES NOTÍCIAS

Zonas altas e a Sul dos Mosteiros às escuras há mais de quatro dias 16 Março 2012

As zonas altas e a sul dos Mosteiros, na ilha do Fogo, estão às escuras há mais de quatro dias, devido a uma avaria verificada no posto de transformação instalado na localidade de Relvas, soube o asemanaonline.

Zonas altas e a Sul dos Mosteiros às escuras há mais de quatro dias

Este diário digital não conseguiu chegar à fala com o delegado da Electra no Fogo, Henrique Fernandes, mas uma uma fonte da empresa adiantou-nos que o problema da falta de electricidade nesta parte da lha poderá ficar resolvido ainda esta semana, com a substituição do transformador.

Enquanto isso, os moradores e comerciantes tentam calcular os avultados prejuízos causados pela falta de electricidade.

(A SEMANA )

 


 

“Ninjas” identificam 45 suspeitos de práticas ilícitas

A Brigada Anti Crime apresentou o relatório das actividades diárias referente as duas primeiras semanas do mês de Março. O trabalho dos “ninjas” teve maior incidência na identificação de indivíduos suspeitos de práticas ilícitas na ilha de São Vicente com a condução de 45 pessoas à unidade para registar o seu cadastro no Comando da PN.

Durante as primeiras semanas do mês de Março os “ninjas” revistaram e abordaram na via pública 540 indivíduos. Destes, 45 foram considerados suspeitos de práticas ilícitas e conduzidos para identificação na Unidade da PN. Em relação a averiguações na BIC, esta deteve três pessoas, por estarem referenciadas em alguns processos-crime como arguidos.

O núcleo da PN procedeu a apreensão de uma bolsa com cinco porções de estupefacientes. Segundo o que apuramos, os “ninjas” suspeitam que o dono da bolsa atirou-a ao chão, assim que se apercebeu da presença de agentes da BAC. Quanto a solicitações, os “ninjas” foram solicitados em seis ocasiões para resolver distúrbios provocados por cidadãos nos seus bairros de residência.

(NOTICIAS DO NORTE)

 

 

 


 

Cruz de Papa: Electra descobre 40 casas com energia de “borla”

 

A operação conjunta entre a Electra e BIC na zona de Cruz de Papa culminou no desmantelamento de cerca de 40 residências com luz de “borla”. Num cenário que se repete ao longo da encosta dessa comunidade: os técnicos da Electra encontram a fonte ilegal e seguindo o rasto do fio condutor descobrem às casas. Na maioria sem ocupação no momento do desmantelamento. Porém onde encontravam pessoas, estes afirmavam não saber quem fez a ligação.

O NN acompanhou uma operação conjunta da Electra e a BIC na zona de Cruz de Papa para desmantelar redes eléctricas conectadas de forma ilegal. Eram 10 horas quando se iniciaram as diligências numa área da Cruz de Papa denominado Monte Gordo. Pois a Electra suspeitava que a fonte ilegal provinha dessa área. Segundo um técnico da Electra, a empresa detectou indícios de fraude numa base de fornecimento de electricidade no Monte Gordo.

As evidências clarificaram-se com a descoberta da primeira ligação clandestina que chegava à uma casa de lata. Os técnicos da Electra deram ínicio a maratona para descobrir outras habitações que beneficiavam desse fio condutor de energia eléctrica. Por seu lado os agentes da BIC procederam a identificação do proprietário da residência. O indivíduo assumiu ter realizado a ligação clandestina à sua habitação. Nessa sequência foi detido pela BIC em virtude do crime de burla de outros bens.

“Di borla”

Com a descoberta da fonte eléctrica ilegal, os técnicos da Electra iniciaram as escavações no solo à procura das derivações que chegavam às habitações. E a cada passo o cenário repetia-se: metros de fio camuflados no solo. Ramais ligados a central principal e conduzidos de forma a ludibriar os técnicos que procediam a desactivação. Porém os peritos rastreavam os vestígios de fios até encontrar a entrada nas residências.

No Monte Gordo os técnicos da Electra desactivaram 12 casas com ligação eléctrica de forma ilegal. E constataram que a ligação derivava de duas faces. Uma com energia eléctrica e outra com material de cobre conhecido por face neutro para equilibrar a energia.

Cruz de Papa

Os agentes da BIC e os peritos da Electra chegaram ao seu destino, Cruz de Papa por volta das 11h30min. Nessa comunidade galgaram as ladeiras com finalidade de desmantelar as ligações clandestinas. Em Cruz de Papa detectaram várias centrais e ramais que chegavam de forma discreta a 28 habitações. Os técnicos da Electra recolheram centenas de metros de fio ao longo de um percurso que se estendeu até as traseiras do ex Boîte Je T´Aime.

Foi detido um cidadão que assumiu estar a roubar energia eléctrica em Cruz de Papa. Por outro lado constatou-se que a maioria das habitações detectadas com energia de “borla” estavam sem ocupação no momento da operação. Em outras situações quem estava em casa afirmava não ser o proprietário e nem saber quem fez a ligação.

O NN constatou que para além de fazer a desactivação, os peritos da Electra sensibilizam os moradores, no sentido de evitarem fazer ligações clandestinas. Pois colocam em risco a sua vida e a de outras pessoas da comunidade. Informa, também, que a Electra está disponível para prestar um serviço nos trâmites legais. Com tratamento especial para aqueles que possuem fracos recursos de modo a usufruírem de um serviço de energia eléctrica seguro e com qualidade.

 

( NOTICIAS DO NORTE)


 

SOCIAL

Praia: Treze arguidos julgados no caso do assassinato de Alex 16 Março 2012

Ailton “Faroba” Cardoso, o jovem de 22 anos que é acusado de ter assassinado no bairro do Brasil o jovem Alex de Jesus Martins, em Novembro de 2010, está a ser julgado no Tribunal da Praia. Mas o caso conta com mais 12 arguidos, sendo que nove pessoas estão arroladas no processo como testemunhas. As alegações finais aconteceram esta quinta-feira, 15.

 Praia: Treze arguidos julgados no caso do assassinato de Alex

"Faroba" é o único dos treze arguidos que está em prisão preventiva, vai sentar-se no banco dos réus por homicídio e associação criminosa.

Tudo terá acontecido durante um confronto entre dois grupos rivais da Achada de Santo António - TT e Caixa Baixa. O suposto homicida (do grupo TT) terá visto um colega da vítima ( Caixa Baixa) sacar de uma arma calibre 38 para disparar e decidiu responder com um tiro que acabou por matar Alex.

Entretanto detidos e apresentados ao Tribunal, apenas o presumível homicida ficou em prisão preventiva. O jovem já está cadastrado por prática de vários crimes relacionados com associação criminosa.

(A SEMANA ONLINE)